Araxá, a terra de 'Dona Beja', situa-se no planalto do Alto Paranaíba, a 375 km de BH. A cidade é, hoje, um dos grandes pontos turísticos de Minas Gerais, fazendo parte do Circuito das Águas.

Com população superior a 80 mil habitantes, a cidade atrai um grande número de visitantes; a Estância do Barreiro é uma das gramdes atrações da cidade, que tem como principal fonte de renda a mineração, a agropecuária e o turismo.

Segundo os esotéricos, no Barreiro paira uma energia de alta intensidade, fazendo de Araxá um lugar mais que especial. A arquitetura do Grande Hotel e Termas, com seus banhos de lama, aromaterapia e hidroterapia, as fontes de água sulfurosa e radioativa fazem da cidade um local ideal para relaxar e desestressar.

Também é impossível não aproveitar para cavalgar, pedalar no lago, caminhar pela cidade, comprar tapetes de tear, bordados, sabonetes e cremes feitos com a lama negra. E experimentar os famosos doces. Para quem gosta de aventuras, a região oferece locais ideais para esportes radicais, como o paraglider, asa delta, trekking e trail de moto ou jipe.