Palácio da Liberdade

veja no mapa Endereço: Praça da Liberdade /, 0 - Funcionários - Belo Horizonte/MG
Telefone:

O Palácio da Liberdade, sede histórica do Governo do Estado, fica na Praça da Liberdade e é um dos principais cartões postais de BH.


Data de Atualização: 13/10/2015

 

 
O Palácio da Liberdade é um dos principais cartões postais de Belo Horizonte. Uma das obras principais do conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade, o edifício foi palco de decisões políticas e sociais que marcaram a história do povo mineiro e brasileiro.
 
Inaugurado em 1897, seu objetivo era servir como sede administrativa do governo de Minas Gerais e residência oficial dos governadores do estado. Chrispin Jacques Bias Fortes foi o primeiro a ocupar o local. Depois dele, Benedito Valadares, Milton Campos e os ex-governadores e ex-presidentes da República Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves também residiram em suas dependências.
 
A arquitetura do Palácio da Liberdade reflete a forte influência europeia na época da inauguração de Belo Horizonte, podendo ser percebida no estilo eclético, com predominância do neoclássico. Quanto à decoração, os estilos variam desde o Luis XV, ao mourisco e ao art nouveau.
 
A partir da década de setenta os governadores preferiram trabalhar no Palácio dos Despachos. O Palácio da Liberdade voltou a ser prestigiado com Tancredo Neves, Eduardo Azeredo, Itamar Franco e Aécio Neves. O Palácio da Liberdade depois, passou por uma restauração para ser entregue ao público com novo projeto museográfico em 2013.
 
Ao visitar o Palácio, o público pode conhecer seus salões, candelabros em bronze dourado, o piso em parquet, seus lustres em cristal, os painéis alegóricos, seus torreões, a beleza da escadaria principal vinda da Bélgica, o rico mobiliário e seu belo jardim.
 
O Palácio está fechado desde o início de 2015 para reformas, obras de infraestrutura e alterações no sistema de combate a incêndio. Mas, conforme anúncio ofical, sua reabertura para visitações acontece em setembro deste ano.



Palácio da Liberdade - construção

 
O espaço é aberto para visitação em grupos.
Dentro do Palácio, o trajeto da visita envolve trinta cômodos, durando em média uma hora.
 
Confira as regras de visitação:
 
A visitação é acompanhada e em grupos de até 12 pessoas por vez.
 
Horários de Funcionamento:
 
Sábados, domingos e feriados: das 10h às 16h
Entrada permitida até uma hora antes do horário de encerramento.
Mais informações: (31) 3217-9538
Preço: Acesso gratuito