Eliane Potiguara e

Geni Núñez

DATA: 18/04/2024 (quinta-feira)
 
 

Foto divulgação: Eliane Potiguara 

Literatura no Palladium recebe Eliane Potiguara e Geni Núñez


No mês em que se comemora os Povos Originários, o projeto “Literatura no Palladium” abre a sua programação de 2024, recebendo duas mulheres indígenas, de gerações distintas, as autoras Eliane Potiguara, de 73 anos, e Geni Núñez, de 33, para debate sobre o tema “Memória, Afeto e Ancestralidade” e lançamento dos seus respectivos livros "O vento espalha minha voz Originária" e "Descolonizando afetos: experimentações sobre outras formas de amar”.
 
Com a mediação de Daniela Muradas, coordenadora do programa Falas indígenas e cenários institucionais na UFMG. Haverá acessibilidade em Libras. Após a conversa, as convidadas autografam suas obras. 
 
“Descolonizando afetos: experimentações sobre outras formas de amar”
Atravessada pela poética de seu povo, a ativista indígena Guarani, psicóloga e escritora Geni Núñez promove em Descolonizando afetos um exercício de repensar a exclusividade nos relacionamentos afetivos, partilhando reflexões anticoloniais sobre o tema, tanto do ponto de vista histórico e macropolítico quanto em relação às nuances cotidianas e interpessoais.

Eliane Potiguara é uma escritora que corre o mundo e que é também poeta, professora, formada em Letras (Português-Literatura) e Educação, pela UFRJ, especializada em Educação Ambiental pela UFOP. É da etnia Potiguara, brasileira, é fundadora da 1a org. de mulheres indígenas GRUMIN / Grupo Mulher-Educação Indígena (1988), embaixadora da Paz pelo Círculo de Embaixadores da França e Suíça.
 
Trabalhou pela Declaração Universal dos Direitos Indígenas na ONU em Genebra. Em 2021 recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela UFRJ, onde estudou no início da década de 70. É a 1ª mulher indígena a recebê-lo no Brasil. Recebeu do governo brasileiro o Título de Cavaleiro da Ordem ao Mérito Cultural em 2014. Foi indicada em 2005 ao Projeto Internacional "Mil Mulheres ao Prêmio Nobel da Paz".
 
Seu livro carro-chefe é “METADE CARA, METADE MÁSCARA”, pela Global Editora, 2004 e em 2019 pela GRUMIN EDIÇÕES. Ganhou o Prêmio do PEN CLUB da Inglaterra e do Fundo Livre de Expressão, USA pelo seu livro “A Terra é a Mãe do Índio”. 

DATA:
18/04/2024 (quinta-feira)

HORÁRIO:
às 19h30

LOCAL:
Grande Teatro do SESC Palladium - Rua Rio de Janeiro, 1046 - Centro

INGRESSOS - CLIQUE AQUI!