Praça da Liberdade

O Muro

DATA 20/10/2013

Local: Praça da Liberdade

Endereço:

O Muro no Circuito Cultural Praça da Liberdade

Última Atualização: 17/10/2013

O Circuito Cultural Praça da Liberdade e o projeto social Eu Sou acabam de abrir a exposição O Muro, que fica disponível para visita do público até 20 de outubro. O trabalho é resultado do olhar diferenciado de 80 crianças e adolescentes da favela do Jacarezinho , zona norte do Rio de Janeiro sobre a própria comunidade, registrados por meio de fotografias. O material pode ser conferido em um muro de 2,20 x 6,00 x 0,50 cm instalado no 1º andar do Prédio Verde, onde o visitante observa cada imagem por meio de um orifício que dá a sensação de estar olhando do outro lado do muro. O Prédio Verde fica na Praça da Liberdade, s/n, esquina com Rua Gonçalves Dias.

O Muro é uma instalação interativa que surgiu da necessidade de promover nos jovens atendidos um olhar menos contaminado pelo preconceito sobre a comunidade em que vivem, já que o desprezo à própria origem é um ingrediente produtor de baixa autoestima.

SOBRE O PROJETO EU SOU

O projeto foi idealizado e é coordenado pelo escultor e arte-educador Hélio Rodrigues desde 2003. Seu principal objetivo é atuar em comunidades carentes e atender principalmente a crianças e adolescentes com dificuldades de autoaceitação e autorreconhecimento. Essas são características que, em geral, resultam em resistência ao ensino formal e distúrbios de comportamento; sintomas que levam alguns a se identificarem com a marginalidade.