Dotados de beleza única, Serro possui os distritos turísticos de Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras, que possuem paisagens de rara beleza, como a Capela do Rosário no distrito de Milho Verde que compõe uma das mais belas paisagens de Minas. O Serro ainda preserva toda a riqueza cultural do passado através das tradições folclóricas e festas religiosas. O povo serrano mantém vivos grupos folclóricos e festas típicas do período colonial.

A Secretaria de Turismo e Cultura realiza diversos programas culturais durante o ano todo, como as festas religiosas da Nossa Senhora do Rosário, festa do Divino, além das comemorações da Semana Santa. Serro também comemora o Carnaval, tendo um dos mais animados do Estado, proporcionando folia nas ruas ou descanso nas cachoeiras.

Cavalgadas, rodeios, provas e concursos de marcha em diversas modalidades, assim é a Festa do Cavalo, realizada na primeira semana de Maio. Uma das principais fontes de economia da região é a fabricação e comerciaçlização do Queijo, por isso se comemora a Festa do Queijo, quando é realizado o Concurso de queijos, torneio leiteiro, exposições, encontros técnicos, a noite do Vinho e Queijos, eleição da Rainha do Queijo. Esta festa é realizado no início do mês de Setembro.

Considerado um grande pólo cultural Serro promove o Encontro Regional das Bandas de Música, encontro de várias bandas da região serrana, por ocasião do aniversário da Banda Santíssimo Sacramento, fundada em 21 de abril de 1909. Apresentações durante todo o dia e formação da granda Banda reunindo sempre mais de 500 músicos.

Outras grande atrações turisticas de Serro são a Chácara do Barão do Serro, a Fazenda Bom Sucesso Igreja de Santa Rita e Igreja de Nossa Senhora do Rosário, locais belissimos que lembram a história do Brasil Colonial, quando Serro era o principal núcleo minerador de todo o centro-norte da Capitania de Minas Gerais.

Não se pode ir a Serro sem conhecer seus distritos administrativos de Milho Verde e São Gançalo do rio das Pedras. Em Milho Verde se encontra uma magnifica paisagem, localizado no topo de uma colina, propicia uma ampla vista para o vale e as serras que integram o Pico do Itambé. Em São gonçalo não é diferente, um lugar ideal para turismo ecológico, onde impera a calma, o sossego e a tranquilidade. A topografia privilegiada oferece nascentes, águas límpidas, ar puro, flora medicinal e cristais. Belas cachoeiras completam a região, conhecer o Serro é desvendar uma face do povo mineiro e das Minas Gerais, que são muitas.