Considerado um dos mais importantes espaços culturais de Minas Gerais, o Teatro ICBEU é conhecido em todo o País pelo grande sucesso de público que conquistou durante sua existência.

Funcionando como auditório desde a inauguração da sede própria do Instituto em 1969, o Teatro ICBEU foi totalmente reformado em 1993. O Teatro conta com 245 lugares na platéia (sendo cinco lugares para deficientes fisícos e 18 lugares em camarotes para convidados e autoridades especiais).

Por seu palco de grandes apresentações, já passaram nomes como Rogério Cardoso, Carlos Nunes, Andréia Garavello, Manoelita Lustosa, Antônio Mello, Cibele Ribas, Titane e a lenda viva da música folk americana, Peter Seeger.

Atualmente, o uso do teatro é parcialmente terceirizado, o que dinamizou em muito a sua atuação junto ao público de Belo Horizonte.

De segunda a quarta-feira, o Teatro ICBEU é alugado para várias manifestações culturais e também usado pelos alunos, para exibição de filmes, apresentações e ensaios, como os do Drama Club, do Talent Show e dos Corais Infanto-Juvenil e Adulto do ICBEU.

A supervisão do espaço é feita pelo Departamento de Comunicação e Atividades Culturais.

Os critérios de seleção das montagens levam em consideração a qualidade, sem deixar de lado o objetivo de abrir espaço tanto para amadores, quanto para profissionais nacionais e estrangeiros.