Centro Cultural Banco do Brasil

Programação CCBB

PERÍODO DE 01/01/2016 a 30/12/2018

Local: Centro Cultural Banco do Brasil

Endereço:

Confira a programação do CCBB de BH.

Última Atualização: 15/01/2018

Férias no CCBB: oficina de natal e exposição interativa sobre games para a época mais divertida do ano 
 
Cultura africana inspira a oficina gratuita Christmas Crackers, que ocorre entre 20 e 30 de dezembro; e 'A Evolução do Videogame' fica em cartaz até 6 de janeiro
Confira agenda completa das atividades do Programa Educativo para o mês.
 
Belo Horizonte, dezembro de 2017 - Árvores enfeitadas, ruas e praças com iluminação especial, aquele cheirinho de cardápio festivo no ar… Ah, o Natal! A data mais esperada do ano se aproxima e o CCBB Educativo não vai ficar de fora. Inspirado pela exposição “Ex Africa”, a trupe realiza a oficina Christmas Crackers, atividade gratuita, destinada ao público de todas as idades, que ocorre entre 20 e 30 de dezembro.
 
E não para por aí! Para turbinar as férias de quem fica na capital mineira, o CCBB traz a exposição interativa “A Evolução do Videogame”, que conta a história de quase meio século dos jogos eletrônicos. Destinada a toda família, a mostra pode ser visitada até o dia 6 de janeiro, entre 10 e 22 horas – horário especial de férias no centro cultural. Veja programação completa logo abaixo. Para mais informações, acesse bb.com.br/cultura 
 
Christmas Crackers - Para celebrar o espírito de comunidade e de troca cultural, o CCBB vai montar uma estação de produção, em sua galeria térrea, para convidar o público a confeccionar um Christmas Cracker, pequeno tubo de papelão, embrulhado por papéis coloridos e brilhantes. Para serem abertos, é necessário torcer as laterais, ocasionando um estalo. Em seu interior, podem ser depositadas mensagens e desejos para um ano próspero, flores secas ou o que mais mandar a imaginação. Ao final, o participante poderá depositá-lo no expositor, escolhendo outro para levar para a casa e criando, assim, um ciclo de escambo dentro do centro cultural. 
 
De acordo com o coordenador do CCBB Educativo, Danilo Filho, para realizar a oficina, a equipe buscou referências no continente africano, mais especificamente na África do Sul. Lá, o Christmas Crackers é uma manifestação muito comum, já que os presentes são divertidos e acessíveis. Ele conta também que o Natal naquele país é uma festa de verão. “Como não há neve, as flores se esmeram em adornar e enfeitar os espaços. Muitos sul-africanos preferem reunir-se ao ar livre no dia de Natal, pois não há celebrações na noite do dia 24 de dezembro, tudo acontece no dia 25”. 
 
O educador explica que, como na Inglaterra e na Irlanda, o dia 26 de dezembro também é feriado na África do Sul; é o Day of Goodwill, data que os sul-africanos doam os excessos do Natal (comida, presentes, etc) para as pessoas pobres. Papai Noel existe, mas na África do Sul é menos popular do que no Brasil. Não é fácil encontrar “o bom velhinho” em qualquer lugar. Santa Claus (Papai Noel, em inglês) é mais conhecido como Sinterklaas e Kersvader (Papai Noel em Afrikans, uma das 11 línguas oficiais da África do Sul).
 
A Evolução do Videogame - Para quem gosta de jogos eletrônicos, o CCBB traz uma grande novidade para a programação especial de férias: “A Evolução do Videogame”.  A exposição, em cartaz até 6 de janeiro, conta a história de 45 anos do videogame e apresenta ao público diversos consoles e jogos que mostram as mudanças e o desenvolvimento dos jogos eletrônicos durante todos esses anos.
Além de apresentar a evolução dos games, a exposição oferece para a garotada e, claro, para os adultos, um “Espaço Interativo” onde será possível jogar e brincar com os videogames da exposição mediante retirada de ingressos gratuitos. A Evolução do Videogame funcionará de quarta a segunda-feira, entre 10h e 22h, e o “Espaço Interativo” abrirá ao público de sexta-feira a domingo, de 10h às 22h. Para participar da “Estação de Jogos”, é necessário ter mais de um ano de idade e retirar o ingresso gratuito na bilheteria. O tempo na “Estação de Jogos” será limitado e as salas são sujeitas a lotação.
 
*Excepcionalmente, no dia 13 de dezembro o CCBB estará fechado para manutenção. A partir do dia 14 de dezembro o seu funcionamento volta a ser de quarta a segunda-feira.
 
Confira a programação completa do CCBB Educativo 
 
Laboratório de Ações Criativas: Oficina Christmas Crackers
Quarta à segunda-feira 
Horário: 13 às 20 horas 
 
Em Cantos e Contos
Quarta à segunda-feira
Horário: 15 horas 
 
Em dezembro, inspirados pela lenda africana de Ananse, pela simbologia da árvore Baobá e a mitologia iorubá, os educadores criam uma grande teia de contos para apresentar visões sobre a exposição “Ex África”.
 
Visitas Mediadas
Seg, qua, qui, sex, sáb, dom e feriado – 11h, 17h
 
Quais as discussões presentes nas obras dos artistas contemporâneos africanos? Essas e outras questões são apresentadas pelos educadores que propõem a você um diálogo através de uma visita pela exposição Ex África.
 
Visitas Teatralizadas
Qui, sáb, dom e feriados- 18h
 
Através de uma divertida viagem no tempo, personagens históricos realizam uma visita pelo prédio do CCBB compartilhando curiosidades sobre sua fundação, arquitetura e a memória de Belo Horizonte.
 
Em Cantos e Contos
Sáb, dom e feriados - 15h
 
Inspirados pela lenda africana de Ananse, pela simbologia da árvore Baobá e a mitologia iorubá, os educadores criam uma grande teia de contos para apresentar visões sobre a exposição Ex África.
 
Espaço Sensorial – Ubuntu
Seg, qui, sex – 14h às 18h
Qua – 17h às 20h
Sáb, dom e feriados - 14h às 20h
 
Ubuntu é uma antiga palavra do dialeto africano zulu e significa que “uma pessoa é uma pessoa por meio de outras pessoas”. Nessa ação, convidamos você a olhar para o continente africano a partir de outras perspectivas. O que nos liga? O que nos separa? O que os artistas de EX África tem a nos dizer? Como aproximar as nossas experiências vividas praticando o exercício de desprendimento das barreiras e dos preconceitos? Entre e permita-se ser coletivamente.
 
Laboratório de Artes Visuais – Nossas Bandeiras
Sáb, dom e feriados – 17h
 
O que é uma bandeira? Qual o significado por trás dos elementos que a compõe? Através da análise das bandeiras dos países dos artistas presentes na exposição Ex África, o Educativo propõe a criação de uma grande bandeira junto ao público a simbologia Adinkra, um sistema de escrita africano que representa ideias expressas em provérbios.
 
Pequenas Mãos – Histórias Traçadas
Sáb, dom e feriados - 13h
 
Analisando a obra de Ibrahim Mahama ‘Non-Orientable’, exposta no Pátio do CCBB, qual história há por trás de cada caixa que compõe a obra? É possível que essas histórias se cruzem e formem uma grande teia? Partindo dessas questões, os educadores convidam as crianças a criarem coletivamente uma grande teia de fios coloridos, em uma conversa sobre composição artística, narrativa e memória.
 
Ações acessíveis em Libras:
Em Cantos e Contos em Libras – Dom às 15h
Librário - Dom às 14h
Visita Teatralizada em Libras – Sex às 18h
Visitas mediadas em Libras - Dom às 16h.
 
Além de todas essas atividades, o CCBB Educativo oferece horários de visitas agendadas para grupos, durante a semana. Para mais informações nos contate:
3431-9440 / 3431-9441 / agendamentoccbb.bh@gmail.com
 
*Atividades com duração média de 45 minutos.
**Crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
 
 
 
CCBB Belo Horizonte
Aberto de quarta a segunda-feira das 9h às 21h
Telefone: (31) 3431 9400