O grupo traz para a capital o repertório dos concertos a céu que abrangem diversos estilos, desde músicas clássicas ao cancioneiro popular brasileiro.
A Vesperata de Diamantina encanta o público local e os visitantes há mais de duas décadas. Por sua tradição e relevância, desde 2016, o concerto ao ar livre possui o título de patrimônio cultural de Minas Gerais.
Os músicos realizam o espetáculo das sacadas dos casarios seculares da Rua da Quitanda, atraindo o público que confere a apresentação da rua. A Vesperata nasceu de uma tradição religiosa, nos séculos 18 e 19, quando, no período das vésperas – a parte da Liturgia das Horas, ritual católico de oração celebrado à tarde – músicos tocavam instrumentos nas sacadas e janelas dos casarões.
Hoje, o evento não possui mais cunho religioso, com a orquestra formada pela Banda de Música do 3º Batalhão da Polícia Militar, localizado em Diamantina, e pela banda mirim.
O evento, aberto ao público e com entrada gratuita, será realizado no primeiro dia de atividade da Semana do Ministério Público 2024, que tem como tema "O MPMG rumo aos 40 anos da Constituição Federal”.
DATA:
09/09/2024(segunda-feira)
HORÁRIO:
20h
LOCAL:
Palácio da Liberdade (Praça da Liberdade, s/nº – Savassi)
ENTRADA GRATUITA