YouTube Shorts

DATA: Maio/2021
 
 
 Fonte: Unsplash
 
Ferramenta de vídeos curtos do YouTube fique disponível para usuários nos Estados Unidos
 
 

O YouTube Shorts é uma nova ferramenta de vídeos curtos que, após algum tempo de testes, foi lançada oficialmente nos Estados Unidos. Ainda não existe uma previsão da chegada no Brasil, mas é um sinal de que a Google está investindo no uso de conteúdos em vídeos na internet. A ideia é que essa nova função possa criar uma rivalidade com o TikTok e também com o Instagram, que são referência em plataformas para publicação de conteúdo no formato audiovisual.

Nos últimos anos, principalmente em 2020, os conteúdos em vídeos ganharam espaço na internet. Seja na rede social ou até mesmo em sites tradicionais, o formato tem sido amplamente utilizado para diferentes conteúdos. Afinal, segundo pesquisa divulgada pela Rock Content, os vídeos possuem um potencial de engajamento muito maior que as outras mídias. Algo que é importante para quem trabalha com internet.

Outro aspecto positivo é a facilidade em criar e editar vídeos na internet. A plataforma da InVideo, por exemplo, permite que qualquer pessoa crie um vídeo em poucos minutos, mesmo que nunca tenha feito isso anteriormente. O software gratuito possui uma ferramenta que faz com que o usuário transforme imagens simples em vídeos com apenas alguns toques, e com a ajuda de dicas e tutoriais. Assim, é possível fazer vídeo com fotos que possui armazenadas para criar uma montagem profissional e de qualidade.

Todas essas facilidades fazem com que mais pessoas criem conteúdos neste formato, e isso incentivou o lançamento do YouTube Shorts. A novidade funciona de maneira semelhante com a plataforma tradicional, mas com a diferença de que os vídeos criados no Shorts podem ter no máximo 15 segundos. O objetivo principal é rivalizar com o TikTok e também com o Reels do Instagram.
 
A tendência digital
 

Essa disputa por audiência entre o Facebook, a Google e, mais recentemente, o TikTok é normal com o crescimento do mercado digital. A busca por maior engajamento move um mercado bilionário, e isso explica porque essas empresas aparecem na lista de mais valiosas do mundo. Com o crescimento do conteúdo em vídeos, e isso engloba até mesmo os filmes disponíveis na Netflix, as novidades nesse formato devem aparecer constantemente.

O próprio TikTok, por exemplo, ganhou maior destaque em 2020 e teve um crescimento fora do normal. Segundo informações da própria plataforma, o aplicativo já foi baixado mais de 2 bilhões de vezes nas lojas virtuais. Um número incrível, e que engloba muitos brasileiros, pois a ferramenta é um sucesso absoluto por aqui. O engajamento do público fez com que empresas criassem perfis ou investissem em campanhas com influencers digitais que usam a rede social chinesa.

Apesar desses vídeos curtos conseguirem um bom engajamento, os formatos tradicionais também merecem alguma atenção. Nessa área, o Facebook Watch é uma referência, pois a plataforma é um sucesso. Seja transmitindo torneios de eSports, ou então outros esportes mais tradicionais, a plataforma do Facebook consegue reunir milhões de visualizações simultâneas todos os meses. Isso é motivado com a busca da empresa para ganhar direitos de transmissões em eventos esportivos.

O YouTube Shorts é uma aposta interessante, que começou na Índia e agora chega nos Estados Unidos. Essa novidade não deve demorar para vir até o Brasil, pois o público aqui é um grande consumidor de redes sociais. Os vídeos, sejam curtos ou longos, são a tendência na produção de conteúdos, pois são fáceis de criar e possuem um grande engajamento com os usuários. Vale a pena ficar atento com as novidades no mercado de inovações tecnológicas, pois o Shorts foi apenas uma das primeiras iniciativas